Conecte-se conosco

Educação

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe venda de refrigerantes em escolas

Publicados

em

Um projeto de lei que pretende proibir a venda de refrigerantes nas escolas do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, foi aprovado pela Comissão de Constituição e de Justiça da Câmara (CCJ) nesta terça-feira (8). Com isso, o texto está pronto para ser votado no plenário da Cãmara dos Deputados. Se aprovado, será encaminhado ao Senado.

De autoria do deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), primeiro vice-presidente da Câmara, o texto contra a venda de refrigerantes em escolas recebeu parecer favorável do relator, Luiz Couto (PT-BA), e foi aprovado pelos membros da CCJ .

A proposta, segundo o relator,  vem em bom momento, “tendo em vista os riscos relacionados ao excesso de consumo de bebidas açucaradas e o aumento dos casos de sobrepeso e de obesidade”.

O relator afirmou ainda que a lei que trata da alimentação escolar estabelece que a merenda deve seguir princípios de alimentação saudável e adequada.

Obesidade infantil – Na justificativa do projeto, Fábio Ramalho afirma que obesidade infantil vem crescendo e, com ela, crescem também as preocupações dos pais em fazerem com que seus filhos percam peso e evitem danos à saúde dentro e fora das escolas .

“Um dos grandes vilões da obesidade infantil é o consumo indiscriminado de alimentos de alto teor energético e pouco nutritivos. Estudos demonstram que uma das maiores fontes de gordura e açúcar na dieta infantil vem dos lanches escolares, que cada vez mais se reduzem a alimentos industrializados e pouco saudáveis, quando não nocivos à saúde,” diz.

 

Em outro trecho da justificativa, o deputado afirmou também que a obesidade infantil vem acompanhada, em muitos casos, de múltiplas complicações como o diabetes, o aumento dos níveis de colesterol no sangue, a hipertensão arterial e outros problemas cardiovasculares. Segundo o texto, a obesidade já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras e os refrigerantes, que os pequenos tanto adoram, são os grandes vilões.

Fonte: iG

Cidades

7ª Semana de Humanidades debaterá o tema “Subjetividades, Sociedades e Mídias Tecnológicas”

Publicados

em

Com o tema “Subjetividades, Sociedades e Mídias Tecnológicas”, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, promoverá, de 30 de outubro a 1º de novembro, a 7ª Semana de Humanidades. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo principal reunir professores, pesquisadores e estudantes de diferentes cursos das Ciências Humanas e áreas afins.

O evento apresenta uma programação especial, composta por oito mesas redondas, nove oficinas, 22 simpósios temáticos e 20 minicursos. Por meio desses espaços de diálogo e compartilhamento de saberes, serão trazidos à tona uma multiplicidade de questões que pautarão debates relevantes sobre diversas problemáticas  sociopolíticas, tais como: formação de cidadãos e dos profissionais da Educação, bem como as transformações pelas quais passam as sociedades contemporâneas, em especial a brasileira.

Os interessados em submeter artigos científicos à sétima edição da Semana de Humanidades têm até o dia 26 de outubro para o envio das propostas, através do preenchimento de formulário online. Sobre normas para inscrição, atividades programadas e informações adicionais, consultar o site do evento, clicando aqui.

 

AscomCH

Continue lendo

Educação

Colégio da Luz recebe Selo da Rede PEA UNESCO direto de Salvador-BA. Confira!

Publicados

em

Foto: Divulgação/Colégio da Luz

Momento em que a Diretora e Coordenadora de Arte e Comunicação do Colégio da Luz, Guarabira – PB, Profa. Rosana Diôgo de Lima, recebe o Certificado do Selo do Colégio da Luz Guarabira-PB como Escola Associada à Rede PEA UNESCO. (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no #EncontroNacional2018RedePEAUNESCO, Hotel Othon Palace Salvador (BA). Uma conquista de toda a Equipe LUZ✨dedicada, especialmente, à Educadora Detinha Diôgo de Lima. #gratidãoeterna #colegiodaluzgbapb #elevaeducacao #internationalschool #redepeaunesco

Sobre a cerficação:
Criada na década de 50, a Rede PEA une 10 mil escolas de 181 países em torno de princípios difundidos pela Unesco, entre eles o de construir a Cultura da Paz, promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Concebida como polo difusor de inovação e qualidade na Educação, a Rede PEA deve contribuir ativamente para a conquista dos objetivos definidos pela Agenda da Educação 2030. Mais informações confira na matéria publicada aqui no brejo.com. Clique aqui.

Confira nas fotos e vídeo como foi a certificação neste dia 12 de setembro de 2018 em Salvador-BA:

Continue lendo

Cidades

Campus III abre inscrições para oficina com foco em leitura de poemas através de imagens

Publicados

em

De 10 a 13 de setembro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, inscreverá interessados em participar da “Oficina Semiótica: leitura de poemas através de imagens”. Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, destinadas à comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH) e ao público em geral.

Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Relendo Clássicos: dinâmicas de sala de aula para textos de literatura de língua Inglesa”, coordenado pelo professor Vilian Mangueira, vinculado ao Departamento de Letras. Segundo o docente, o projeto propõe criar dinâmicas que trabalhem o texto literário de modo mais lúdico, visando envolver os leitores com as ações propostas.

No que se refere à oficina em foco, Vilian relatou que tem como objetivo propor um diálogo entre literatura, especificamente a poesia, e imagens consagradas, além de representações criadas pelos próprios integrantes da referida atividade. “Busca-se interpretar o conteúdo dos textos literários, os poemas de autores consagrados da literatura de língua inglesa, a partir de imagens pictóricas. Nesse processo de diálogo, destaca-se a intertextualidade entre duas artes, bem como a leitura particular de cada membro da oficina”, explicou o docente.

Para participar, é preciso ter habilidade de leitura em inglês. As inscrições serão efetuadas na secretaria do Departamento de Letras. A oficina será realizada de 19 a 21 de setembro, a partir as 19h30, no Auditório do Centro de Humanidades.

 

Ascom-CH

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas