Conecte-se conosco

Educação

Sessão especial discute com professores e alunos novas alternativas de ensino na Paraíba

Publicados

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (30), uma sessão especial para debater as novas alternativas em educação na Paraíba. A sessão, proposta pelo deputado Chió (REDE), aconteceu no Plenário José Mariz, e também comemorou o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril. O evento aconteceu no Plenário Deputado José Mariz e contou com a presença de prefeitos, professores, diretores e gestores da educação na Paraíba.

Com o intuito de apresentar ao Parlamento paraibano e à população novas formas de fazer educação na Paraíba, o deputado Chió lembrou que é no Poder Legislativo que nascem os projetos, que se transformam em Leis e trazem benefícios ao povo paraibano. “Com esse evento, a gente quer mostrar que existem outras formas de educação na Paraíba e este estado precisa conhecer. A ideia é compartilhar”, declarou Chió.

Anúncio


O parlamentar destacou que as técnicas desenvolvidas nas mais variadas escolas da Paraíba precisam ser trazidas à Assembleia. “Aqui na Casa são elaboradas as leis e os marcos regulatórios. A educação precisa inovar, mudar e ter uma nova pauta. A Assembleia Legislativa é o local ideal para que a gente possa estar captando novas técnicas de trabalho para a educação. Queremos compartilhar conhecimento. Nós ouvimos todos os representantes presentes na sessão e a ideia é buscar soluções para a melhoria do setor”, declarou o deputado.

Para a deputada Pollyana Dutra, é fundamental que o parlamento, eleito pelo povo, ouça e discuta novas técnicas da educação, para que desta forma novas leis sejam elaboradas. “Estar junto com a população e os representantes dos setores é de extrema importância, pois não há como deixar que tudo seja decidido apenas pelo Executivo. O mundo mudou e a educação tem que se adaptar a essas transformações. Tem que dinamizar, e essa dinâmica tem que passar pelo parlamento”, afirmou.

Educação, na opinião o deputado Raniery Paulino, é um tema de extrema relevância e precisa ser debatido constantemente. O parlamentar lembrou que as novas alternativas de ensino devem se adequar inclusive à inclusão social. “Tenho trabalhado com educação inclusiva, especificamente para crianças que têm síndrome de down, autismo. O momento é de somar esforços”, opinou Raniery.

Trazer à ALPB os profissionais que atuam na área da educação, de acordo com o deputado Eduardo Carneiro, é tratar da política mais importante do mundo. Segundo ele, é preciso apresentar novas alternativas para lidar com uma geração que não mais se sente atraída pelo modelo tradicional de ensino. “São novas alternativas para que estas crianças de hoje, amanhã se tornem cidadãos que possam trabalhar na área que se identifiquem. Acredito que debater educação é, acima de tudo, um grande aprendizado”, disse o deputado. Eduardo Carneiro acrescentou ainda que trazer à Casa do Povo instrutores, professores e alunos de várias regiões do estado ajuda a dar sequência ao trabalho do parlamentar na elaboração de encaminhamentos para o tema.

A deputada Camila Toscano disse que é ouvindo a população, suas idéias e reivindicações, que o parlamento pode conhecer melhor as demandas e as inovações. Desta forma, segundo ela, é possível trazer temas de relevância para o Legislativo. “Nós fazemos um papel importante na Casa, que é o de conviver com a sociedade e evoluir com ela. Precisamos acompanhar essa nova era, essa nova geração. Temos que buscar alternativas para atrair nossas crianças para a escola no sentindo de querer participar. Aqui é um lugar bacana para realizar esse debate e construir ideias e pensamentos para fazer uma nova Paraíba”, disse.

Os presentes na sessão assistiram ainda a uma palestra da professora Leila Coelho, gestora da Escola Nossa Senhora do Carmo, na zona rural de Bananeiras, e membro do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba. A palestrante apresentou uma nova metodologia de ensino que foi implantada na escola e que, segundo ela, foge do tradicional, aonde toda a didática é colocada de forma vertical, ou seja, partindo do professor para o aluno. A idéia implantada na escola, de acordo com a gestora, é construída a partir do interesse do aluno.

“Na era que a gente vive, esse modelo conhecido como ‘bancário’, como Paulo Freire coloca, não atende mais as reais necessidades do educando de hoje. A gente precisa parar, olhar e perguntar para o educando o que eles querem. Hoje, a gente vem mostrar que essa experiência na Paraíba está sendo reconhecida e alcançando resultados”, ressaltou. A Escola Nossa Senhora do Carmo, de acordo com Leila Coelho, excluiu o modelo de séries no ano de 2015 e desde então atua sem provas e com todas as crianças integradas.

Participaram da sessão especial os deputados Cabo Gilberto, Tovar Correia Lima, João Henrique; os prefeitos Olivânio Dantas, do município de Picuí; e André Alves, do município de Remígio; o secretário de Educação Alexandre Rufino, da cidade de Remígio; o representante da classe estudantil, Humberto Balbino, da Escola Integral José Bronzeado Sobrinho; e o gerente executivo da Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia, professor Robson Ferreira.

Assessoria/ALPB

 

Rate this post
Anúncio


Educação

Aluna egressa do Doutorado da UNIP participa de workshop do Instituto da Qualidade Automotiva

Publicados

em

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) realizou o Workshop Sustentabilidade na qualidade automotiva: desafios e oportunidades, reunindo representantes de diversas empresas do setor, no dia 27 de julho.

O encontro contou com a participação da especialista do IQA, doutora Cristhiane Elisa dos Santos. Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, ela concluiu seu doutorado sob a orientação da professora doutora Cecília Almeida.

Anúncio


Em sua palestra, Cristhiane dos Santos falou sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade corporativa e sua relação direta com a busca pela qualidade.

Em agradecimento a todos os professores do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), a palestrante comentou sobre a oportunidade de poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em seu doutorado: “Professores, foi um processo longo e rígido. Sempre tive como motivação suas palavras. Principalmente quando questionaram o grupo sobre como levar o conhecimento acadêmico ao mercado. O modelo de cinco setores (5 SEnSU) foi apresentado a toda a cadeia automotiva. Dessa forma, todo conhecimento gerado no LaProMA será compartilhado e popularizado. Muito obrigada.”

workshop faz parte da iniciativa do IQA Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade (IQA-DS), uma área nova do instituto que auxilia a cadeia automotiva na adesão das práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

O evento foi publicado nas redes sociais do IQA. Acesse pelo linkhttps://pt.linkedin.com/posts/iqa—instituto-da-qualidade-automotiva_qualidadeautomotiva-desenvolvimentosustentavel-activity-7090462181548265472-odBG

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Avanços científicos em destaque: UNIP recebe com honra o 59º Encontro do GBMD

O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP.

Publicados

em

Com a constante preocupação em promover a disseminação do conhecimento científico, o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) realiza periodicamente o seu Encontro Científico, um evento que aborda de forma abrangente a evolução das pesquisas na área, bem como temas relacionados à utilização de materiais odontológicos no mundo e no Brasil.

Neste ano, o aguardado Encontro ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, no campus Paraíso/Vergueiro da UNIP, situado na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo.

Anúncio


O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP (PPGO-UNIP), visando contemplar os profissionais da área, desde estudantes iniciantes em suas jornadas de pesquisa até pesquisadores experientes, que já trilharam um longo caminho de sucesso.

O tema central do GBMD 2023 foi Interação Pesquisa-Clínica-Indústria, considerada a tríade principal do desenvolvimento, estudo e utilização de materiais odontológicos. A proposta foi abordar as principais questões em cada linha explorando o mesmo tema a partir de três perspectivas diferentes, não para estabelecer a autoridade entre elas, mas para evidenciar sua complementaridade.

Representando as áreas de pesquisa, clínica e indústria, especialistas se dedicaram a apresentar e discutiram três recursos relevantes: (1) polimerização, (2) odontologia adesiva restauradora e (3) cerâmicas odontológicas. Essa abordagem permitiu explorar as peculiaridades e os desafios de cada tema, bem como compreender o seu estado atual e suas perspectivas. Para enriquecer ainda mais os debates, foi reservado um espaço para perguntas e respostas, promovendo uma participação ativa de todos os presentes.

Na programação, houve também um dia voltado especialmente para a pesquisa em materiais dentários, com abordagem no delineamento dos estudos e suas perspectivas. Esse dia culminou com a contribuição dos editores de periódicos da área apresentando suas visões sobre os indicadores quantitativos e qualitativos atuais dos estudos e submissões em pesquisas relacionadas aos materiais odontológicos.

O GBMD 2023 se configura, assim, como um evento imperdível, destinado a todos que buscam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e se manter atualizados no campo dos materiais dentários. A participação foi fundamental para enriquecer esse encontro científico, tornando-o uma jornada de aprendizado e networking!

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Vereador apresenta projeto para maior segurança nas escolas em Guarabira

Publicados

em

Com a segurança escolar ameaçada em unidades de ensino de todo País devido aos vários ataques contra estudantes e professores, o vereador Renato Meireles (PSB) apresentou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (13), um Projeto de Lei (PL) com medidas de segurança para as escolas e creches, públicas e privadas, no âmbito do município de Guarabira.

“Infelizmente, os atos de violência em escolas estão aumentando e mostram que não são casos isolados e que precisamos discutir políticas públicas que protejam as crianças e os profissionais da educação. É urgente que sejam criados mecanismos efetivos de prevenção e combate à violência nas escolas e creches”, justificou o parlamentar.

Anúncio


Entre as medidas estão as câmeras de videomonitoramento, detector de metais, segurança armada, índice de segurança com avaliações periódicas e instalação de botão do pânico para acionar diretamente a Polícia Militar, tornando um ambiente escolar mais seguro.

”Quem é pai ou mãe que acompanha o que vem acontecendo no Brasil, inclusive com um episódio falso de ataque em uma escola particular em Guarabira, fica com o coração apertado e com uma grande sensação de insegurança, afinal nossos filhos são nossas maiores heranças. Por isso, nosso mandato traz esse projeto que uma vez aprovado, possa virar lei e seja colocado em prática tanto pelo poder público, quanto pelas escolas privadas no município”, enfatizou Meireles.

Abaixo um resumo das medidas necessárias a serem adotadas pelo poder público nas escolas municipais e pelas escolas privadas através dos seus respectivos responsáveis, com a aprovação do Projeto de Lei – que agora será distribuído às Comissões da Câmara Municipal.

1 – CONTRATAÇÃO OU DISPONIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA ARMADA NAS ESCOLAS E CRECHES, PÚBLICAS E PRIVADAS;

2 – ACESSO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS E CRECHES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA;

3 – CADASTRAMENTO DO RESPONSÁVEL DO ALUNO PARA PERMISSÃO DE ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO, SEM A PRESENÇA DO MESMO;

4 – CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR;

5 – INSPETORES E MONITORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL;

6 – INSTALAÇÃO DE ALARMES SONOROS E VISUAIS DE EMERGÊNCIA;

7 – INSTALAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS FIXO;

8 – INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO, COM ARMAZENAMENTO INTERNO PARA GRAVAÇÃO;

9 – INSTALAÇÃO DE BOTÃO DE PÂNICO, PARA ACIONAR DIRETAMENTE A POLÍCIA MILITAR;

10 – TREINAMENTO ANUAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, COM ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DE ATENTADOS, INCÊNDIOS, ENCHENTES, BRIGAS, ENTRE OUTROS;

11- CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEGURANÇA DAS ESCOLAS DE GUARABIRA.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas