Conecte-se conosco

Educação

Inscrições para o Prêmio Ciência para Todos vão até 17 de julho

Iniciativa quer promover o engajamento das escolas com a ciência.

Publicados

em

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Seguem até o dia 17 de julho as inscrições para o Prêmio Ciência para Todos. A ação visa incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.

O prêmio é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura. Podem se inscrever professores e estudantes da rede pública do estado de São Paulo. Nessa fase da inscrição, basta o professor manifestar interesse e os demais detalhes referentes ao projeto inscrito devem ser informados de acordo com o calendário do edital.

Anúncio


O Prêmio Ciência Para Todos contempla cinco categorias: Anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) do Ensino Regular; Ensino Médio (da 1ª à 3ª série) do Ensino Regular; Ciclo Anos Finais Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ciclo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino Médio (da 1ª à 3ª série) do Ensino Médio Técnico e Profissionalizante

Nessa segunda edição, a premiação selecionará e destacará projetos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas concretos, relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Professores e estudantes inscritos participarão de jornadas formativas em ambiente digital do Canal Futura, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual e receberão certificação.

Os projetos de pesquisa deverão identificar um problema concreto na comunidade; formular hipóteses; revisar a literatura e apresentar propostas de intervenção, antes de apresentar soluções, informar seus resultados e conclusões em formato de vídeo. A participação no prêmio inclui a entrega do projeto de pesquisa escrito, do relatório da pesquisa e do registro audiovisual em diferentes datas, sendo a última etapa até 30 de setembro.

Avaliação

A avaliação dos projetos submetidos será realizada em três etapas. Na Etapa 1, após a jornada formativa, serão selecionados 100 projetos; na Etapa 2, serão selecionados os dois finalistas de cada categoria e, na Etapa 3, serão selecionados os cinco premiados de 2023, sendo um por categoria. A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro, em local a ser definido.

Os professores e estudantes premiados em cada uma das categorias terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp. Os professores das equipes premiadas receberão também um notebook.

Todos os vídeos produzidos pelas equipes premiadas serão exibidos futuramente no YouTube e nas redes sociais do Canal Futura.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Educação

“Jornada Pedagógica 2025 uniu conhecimento, humanização e empatia” diz secretário

Publicados

em

O encerramento da Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu nesta sexta-feira (14) com uma série de atividades realizadas simultaneamente na Escola Municipal Osmar de Aquino, em Guarabira.

Os encontros, que ocorreram de 11 a 14 de fevereiro, reuniram professores, gestores e colaboradores para definir as metas pedagógicas que nortearão as ações do ano letivo.

Anúncio


Com o tema “Tecendo Saberes: educar para conexões e descobertas”, a Jornada contou com a participação de centenas de profissionais da educação, focando em absorver e compartilhar conhecimentos que serão fundamentais para o dia a dia na comunidade escolar.

Secretário de Educação, Tiago Justino considerou que os temas discutidos foram muito importantes para que os profissionais possam trabalhar durante o ano letivo.

“A avaliação é muito positiva. A gente conseguiu reunir um número expressivo de professores, dando condições de trabalhar temas importantes relacionados a conexões, aprendizagem, saúde mental e afetividade. Foi uma jornada muito boa que vai contribuir muito com os nossos profissionais no ano letivo”, disse Tiago.

Para o gestor da Educação, a Jornada uniu conhecimento, humanização e empatia e que o objetivo é transformar os estudantes e elevar o patamar do sistema de ensino em Guarabira.

“Eu destaco a harmonia dos professores, o empenho de cada um, a dedicação dos formadores e uma palestra na abertura que tocou muito as pessoas. Fizemos uma Jornada que atrelou conhecimento, humanização empatia. O nosso foco é fazer uma educação cada vez melhor, que possa permitir a transformação dos nossos alunos e que nosso sistema de ensino seja elevado a patamares superiores”, destacou o secretário.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Educação de Guarabira: Secretário Tiago Justino fala do início do ano letivo e confirma reajuste no Bolsa Transporte

Publicados

em

Foto: Secom / Prefeitura de Guarabira

O secretário de Educação de Guarabira, Tiago Justino foi entrevistado na manhã desta quinta-feira (6) na Rádio Cultura FM, onde tratou das ações desenvolvidas na pasta nesses primeiros dias de gestão, sobretudo, na preparação para início do ano letivo na rede municipal de ensino.

O secretário destacou a entrega das portarias aos novos gestores escolares, gestores adjuntos e coordenadores, que ocorreu essa semana e enalteceu a qualificação profissional do quadro de funcionários da Educação.

Anúncio


“As escolas estarão abertas, preparadas para receber os alunos, temos uma rede qualificada, um quadro de profissionais preparados, e os pais podem ter certeza, vocês estarão entregando seus filhos a profissionais que podem colaborar muito com a formação e tenham certeza que estamos muito bem servidos”, disse.

Tiago assegurou a ampliação do programa Transporte Universitário, o reajuste dos valores do Bolsa Transporte para quem estuda em universidades de Cuité e Araruna e a criação da Bolsa para quem estuda na cidade Areia, através de projeto de lei enviado para a Câmara.

Questionado a respeito do fardamento escolar e material, o secretário afirmou que as aulas serão iniciadas com os estudantes utilizando fardamento que foi entregue no final do ano passado e depois será feito um processo licitatório para que possa ser confeccionado novo fardamento.

No que se refere a material escolar, o secretário esclareceu que as escolas que são organizadas com conselho escolar, já há garantia de recursos para isso, e que as demais serão atendidas com a garantia do material.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Secretário de Educação de Guarabira diz que é importante proibição de celular nas escolas e defende discussão com a comunidade escolar e as famílias

Publicados

em

O secretário de Educação do município de Guarabira, Tiago Justino (Tiago do Mutirão), falou acerca da lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, proibindo telefone celular nas escolas, em contato feito por Fato a Fato  disse achar a medida muito importante. 

– Algo que vinha falando constantemente, o uso do celular excessivamente tem prejudicado o aprendizado das crianças e adolescentes. Também entendo que deve ser feito uma discussão com a comunidade escolar, a saber, família, escola e todos envolvidos”, afirmou Justino.

Anúncio


O secretário, que é professor, advogado e está vereador pelo município de Guarabira, revelou também: “Entendo que deve ser de fato implantado e efetivamente o projeto, porém, é necessário moldar a necessidade também dos eletrônicos e tecnologias nos momentos que sejam indispensáveis, até pelo fato de estarmos na era digital”.

Ao finalizar a análise do tema solicitado pela editoria de Fato a Fato, Tiago acrescentou tem sido seu comportamento como vereador: “Aqui em Guarabira já era uma vontade minha em fazer essa ação. Já havia discutido muito na Câmara sobre tal tema. Agora como secretário estarei vendo essa limitação do uso dos aparelhos em sala”.

De Fato a Fato com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas