Conecte-se conosco

Cidades

MPPB recomenda medidas para ampliação do “Teste do Pezinho” em Mari, Sobrado e mais 21 municípios

Seguindo orientação do CAO da Saúde, promotores de Justiça estão acompanhando situação em, pelo menos, 90 cidades.

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a mais 23 municípios a adoção das medidas necessárias para a efetivação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, o “Teste do Pezinho”, na modalidade ampliada, como determina a Lei Estadual 11.566/2019. Com esses, o MPPB já emitiu recomendações a gestores de, pelo menos, 90 cidades. Os documentos seguiram as orientações da Nota Técnica divulgada em maio de 2022, pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do MPPB (CAO da Saúde), para prevenir agravamento do quadro de saúde e mortes de recém-nascidos.

Os novos atos foram expedidos pelos promotores Noel Crisóstomo de Oliveira, Stoessel Wanderley de Sousa Neto, José Carlos Patrício, Rafael de Carvalho Silva Bandeira e Simone Duarte Doca. As recomendações foram destinadas aos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Boqueirão, Cabaceiras, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz, Junco do Seridó, Mari, Paulista, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antônio, Santa Luzia, São Bento, São José do Sabugi, Sobrado e Várzea.

Anúncio


Nota técnica
A nota técnica foi elaborada em resposta ao problema relatado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) em audiência pública realizada no mês de março, relacionado à dificuldade do laboratório em analisar amostras recebidas pelos municípios por falhas no armazenamento, na coleta ou no transporte dos materiais. Até maio de 2022, apenas 49 municípios do Estado tinham aderido ao novo sistema de envio das amostras, o Matrix-NET, e tiveram suas equipes capacitadas.

O antigo Sistema de Triagem Neonatal, consegue emitir laudos apenas para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Já o Matrix-NET, emite, além destas, laudos para galactosemia, leucinose (doença da urina de xarope de bordo), toxoplasmose congênita e deficiência de G6PD.

Dentre as recomendações, que variam de acordo com a situação de cada município, estão a capacitação contínua das equipes de coleta, busca ativa de recém-nascidos, a implantação de postos de coleta nos municípios e o cadastro dos municípios no Matrix-NET.

Como já foram expedidas para os seguintes municípios: 

1 – Aroeiras
2 – Santa Cecília
3 – Caaporã
4 – Pitimbu
5 – Cuitegi
6 – Estradas
7 – Pilões
8 – Pirpirituba
9 – Pilõezinhos
10 – Serra da Raiz
11 – Guarabira
12 – Sertãozinho
13 – Araçagi
14 – São Miguel de Taipu
15 – Itabaiana
16 – Juripiranga
17 – Mogeiro
18 – Salgado de São Félix
19 – Pilar
20 – São José dos Ramos
21 – Pedro Régis
22 – Jacaraú
23 – Lagoa de Dentro
24 – Curral de Cima
25 – Lagoa Seca
26 – Massaranduba
27 – Queimadas
28 – Caturité
29 – Amparo
30 – Prata
31 – Ouro Velho
32 – Serra Branca
33 – Coxixola
34 – São João do Cariri
35 – Parari
36 – São José dos Cordeiros
37 – Monteiro
38 – São Sebastião do Umbuzeiro
39 – Camalaú
40 – Zabelê
41 – Malta
42 – Condado
43 – Vista Serrana
44 – São Mamede
45 – São José de Espinharas
46 – Quixaba
47 – Cacimba de Areia
48 – Areia de Baraúnas
49 – Passagem
50 – São José do Bonfim
51 – Santa Terezinha
52 – Patos
53 – Santa Inês
54 – Ibiara
55 – Conceição
56 – Santana de Mangueira
57 – Carrapateira
58 – Serra Grande
59 – Pedra Branca
60 – Boa Ventura
61 – Diamante
62 – Curral Velho
63 – Itaporanga
64 – São José de Caiana
65 – Solânea
66 – Arara
67 – Casserengue
68 – Alcantil
69 – Barra de Santana
70 – Boqueirão
71 – Cabaceiras
72 – Catolé do Rocha
73 – Brejo do Cruz
74 – Belém do Brejo do Cruz
75 – Bom Sucesso
76 – Brejo dos Santos
77 – Jericó
78 – Mato Grosso
79 – Riacho dos Cavalos
80 – São José do Brejo do Cruz
81 – Junco do Seridó
82 – Mari
83 – Paulista
84 – Riachão do Poço
85 – Riacho de Santo Antônio
86 – Santa Luzia
87 – São Bento
88 – São José do Sabugi
89 – Sobrado
90 – Várzea.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Brasil

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão.

Publicados

em

Imagem: Arte/EBC

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Anúncio


“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou. 

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Guarabira Conquista Título de “Terra do Badminton” no Campeonato Paraibano em São Bento

Publicados

em

Na primeira etapa do Campeonato Paraibano, realizado na cidade de São Bento, no sertão do estado, Guarabira surpreendeu e se consagrou como a Terra do Badminton, conquistando o título de melhor equipe da competição com um impressionante total de 27 medalhas.

A equipe de Guarabira demonstrou seu talento e dedicação ao garantir 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, elevando-se ao pódio em diversas categorias e modalidades. Este feito não apenas ressalta o esforço dos alunos,  mas também destaca o compromisso e o incentivo da gestão municipal de Guarabira com o esporte local.

Anúncio


“É com imenso orgulho que vemos Guarabira se tornar a terra do melhor Badminton na Paraíba”, declarou Rui Ribeiro Mendes, instrutor dos alunos de Badminton em Guarabira. “Nossas crianças estão de parabéns pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição.”

O sucesso alcançado pela equipe de Guarabira também foi resultado do apoio crucial da Secretaria de Esportes do município, que tem se empenhado em incentivar e promover o desenvolvimento do esporte local. 

Com essa conquista notável, Guarabira reafirma seu lugar de destaque no cenário esportivo paraibano e inspira novas gerações de atletas a perseguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso, representando o município com garra, determinação e excelência em cada competição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Abertas inscrições para o Encceja

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ MEC

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Anúncio


edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas