notícias de última hora

Espaço de letramento digital vai mudar rotinas em Barra de Mamanguape

05/06/2013
Espaço de letramento digital vai mudar rotinas em Barra de Mamanguape
Destaque
1

A inauguração de um Espaço de Letramento Digital em Barra de Mamanguape vai alterar a rotina dos moradores daquela comunidade, localizada no município de Rio Tinto, na Paraíba. E tudo isso graças aos investimentos feitos pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), que forneceu o terreno, o material de construção da sede e os equipamentos necessários à implantação do projeto.

Segundo a professora Thaís Garcia, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba, o primeiro benefício direto na vida dos moradores é o acesso à leitura, uma vez que suas residências ficam localizadas em área de difícil acesso, dificultando a chegada de meios de comunicação impressa (livros, jornais, revistas etc.).

“Não é um espaço, simplesmente, para se ensinar a usar o computador e as novas tecnologias. Elas são um meio pelo qual vamos desenvolver na comunidade, práticas letradas: ensinar os moradores a ler e escrever”, frisou a coordenadora do projeto. Segundo Thaís, a intenção é que eles leiam e escrevam mais, dentro dos temas relacionados à vida cotidiana deles. “É por isso que muitas vezes os estudantes não gostam de aprender português na escola, possuem dificuldades de ler e escrever, porque estão sempre lidando com textos que não fazem parte de sua realidade”, destacou.

Além de fomentar a prática de leitura e escrita, o Espaço de Letramento Digital possibilita que os moradores – geralmente ligados aos ramos da pesca e artesanato – usem sites e redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, uma forma de geração de renda. Um dos exemplos é o grupo “Arte e Fuxico”, criado em 2011 através de uma oficina, e que depois se desenvolveu e produz renda dentro da própria comunidade. “Elas tem um perfil nas redes sociais e um blog onde divulgam o trabalho e também comercializam. Elas estão gerando renda, trabalhando, e isso pra gente é muito gratificante”, relata Thaís.

Quem também contribuiu para o desenvolvimento do projeto foi Wilkens Lenon, licenciado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e parceiro no espaço de letramento digital. “Conseguimos transferir conhecimento para alguns moradores nativos, leigos, que têm evoluído muito a partir dessa dinâmica, dessa lógica de compartilhamento de conhecimento num viés tecnológico em que defendemos, militamos, que na realidade, é a filosofia do software livre”, conta.

Wilkens destaca o trabalho da Anid, em acreditar nos resultados do projeto e investir para colocá-lo em prática. “É emocionante ver que a Anid abraçou essa causa, fez cumprir a sua missão, efetivamente, ao trazer um espaço maravilhoso como esse. Por que não pensar que daqui dessa comunidade possa surgir informatas, programadores, designers, web-designers. Hoje, a tecnologia abre um leque extraordinário para a formação de pessoas. E pra isso precisa de parceiros como a Anid, que está se sensibilizando e trazendo seu conhecimento, sua capacidade de compartilhamento e fazendo com que esse ambiente seja mais humano e capaz de auto-gerir e projetar seu conhecimento para o mundo. A internet nos possibilita isso”, finalizou.

O Espaço de Letramento Digital teve a sede construída pelos próprios moradores, e equipada com cinco notebooks novos, rodando softwares livres e uma torre de aproximadamente 50 metros de altura e com cerca de 30 Mbps de banda larga, tudo fornecido pela Anid, que desta forma vem cumprimento seu papel neste processo, que é promover e levar Inclusão Digital a lugares remotos do país.

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, em seu discurso na inauguração, evidenciou o empreendedorismo dos moradores de Barra de Mamanguape, sobretudo nas lideranças femininas, a quem ele convidou para cortar a fita inaugural do Espaço de Letramento Digital. “Agora é hora de pensar em levar essa mesma inclusão digital a outras localidades remotas do Estado, como os diversos assentamentos rurais da região, como por exemplo, o de Cruz do Espírito Santo que será inaugurado nas próximas semanas”, anunciou Percival.

Ascom Anid

Faça seu comentário