Conecte-se conosco

Política

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro

Foto: Fernando Frazão/Arquivo ABr

Publicados

em

Os governadores do Nordeste, incluindo os atuais e os eleitos, se reúnem nesta quarta-feira (21), em Brasília, para ajustar as propostas apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, na semana passada. A ideia, segundo o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), é debater detalhadamente a pauta e fechar uma agenda única que será levada ao encontro de governadores, no dia 12 de dezembro.

Nessa reunião, Bolsonaro será representado pelo ministro indicado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. “Somos parte da federação e queremos dialogar e integrar ações com o governo federal”, afirmou Dias, que já está em Brasília preparando a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste.

A pauta já vem sendo debatida com o governo do presidente Michel Temer, mas alguns pontos não avançaram. Os temas prioritários são segurança pública e controle das fronteiras, combate ao desemprego, crescimento econômico, retomada de obras, como a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco, política de créditos, política industrial focada no Nordeste, política de recursos hídricos e equilíbrio fiscal, incluindo a reforma da Previdência.

Para Dias, é necessário priorizar temas que são importantes para a população, como o crescimento econômico e a geração de empregos. “Como se faz isso? Com a retomada de obras que estão paralisadas ou andando muito devagar. Em cada estado há um conjunto de obras que, sendo retomadas, vão gerar empregos”, disse Dias, acrescentando que a ideia é integrar ações do governo federal, dos estados, dos municípios e da iniciativa privada.

Um dos caminhos apontados pelo governador para aliviar as finanças dos entes federados é o projeto de securitização das dívidas. A proposta, já aprovada no Senado, prevê a possibilidade de venda dos créditos a serem recebidos pela União, pelos estados e pelos municípios. Ainda precisa ser votada na Câmara.

Agência Brasil

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro
Avalie esta postagem
Apoio

Guarabira

Vereador quer teleférico do Parque Ronaldo Cunha Lima ao Memorial Frei Damião

Publicados

em

Marcelo Bandeira é do PSB e está presidente da Câmara de Vereadores de Guarabira.

O vereador Marcelo Bandeira (PSB), atual presidente da Câmara Municipal de Guarabira, apresentou requerimento solicitando do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) a instalação de um teleférico do Parque de Eventos “Poeta Ronaldo Cunha Lima” até o Memorial de Frei Damião.
O Parque de Eventos Ronaldo Cunha Lima é o local onde se realiza, anualmente, a Festa da Luz e fica localizado na saída de Guarabira para Pirpirituba. Já o Memorial de Frei Damião está situado no ponto mais alto da Serra da Jurema, também no município guarabirense.
À editoria de Fato a Fato, o vereador Marcelo Bandeira disse que a ideia é movimentar o Parque de Eventos, já que o local funciona, basicamente, durante 4 a 6 dias, do final de janeiro até o início de fevereiro de cada ano, com a realização da Festa da Luz.
Segundo Bandeira, com a instalação do teleférico, o parque poderá ser utilizado todos os dias e nos finais de semanas, inclusive com a presença dos romeiros vindos de diversas cidades do Nordeste, além dos turistas oriundos de outras localidades do País os quais, em romaria, visitam semanalmente o Memorial de Frei Damião.
Na base do teleférico (Parque de Eventos), segundo Bandeira, a Prefeitura poderia viabilizar a construção de lanchonetes, pontos de táxi, paradas de ônibus e estacionamento, no sentido de atender a grande demanda de pessoas que iriam utilizar o equipamento para chegar até a Serra da Jurema.
– Com o teleférico, além de proporcionar meio de locomoção até o Memorial, a Prefeitura de Guarabira iria incrementar o turismo religioso, movimentar o Parque de Eventos “Poeta Ronaldo Cunha Lima” e impulsionar a economia em torno do benefício – disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Bandeira.
 
Do FatoaFato

Vereador quer teleférico do Parque Ronaldo Cunha Lima ao Memorial Frei Damião
Avalie esta postagem
Continue lendo

Guarabira

Vereadora pede verba para blocos do Carnaval de Rua de Guarabira

Publicados

em

Os recursos, segundo o requerimento aprovado, seriam para as agremiações que irão desfilar no Carnaval de 2019.

Requerimento, de autoria da vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio – PPS) e aprovado pela Câmara Municipal, solicita do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) a destinação de recursos para patrocinar os blocos carnavalescos que irão desfilar esse ano no Carnaval de Rua em Guarabira.
Ao justificar seu pleito, a vereadora Neide explicou, com exclusividade para a editoria de Fato a Fato, que a grande maioria desses blocos de carnaval não possui recursos financeiros para bancar o desfile durante o Carnaval. “Por isso estamos apelando ao Poder Público Municipal que veja a situação dessas agremiações carnavalescas, cuja a tradição tem engrandecido a Festa de Momo em nossa cidade”.
Outros requerimentos – A Câmara Municipal também aprovou, de autoria de Neide de Teotônio, a celebração de convênio da Prefeitura de Guarabira com a Funad para treinamento de professores que atuam com alunos portadores de necessidades especiais na rede de ensino do município. A parlamentar requereu ainda a disponibilização de bancos para os feirantes enquanto perdurar a reforma do Mercado Público.
Neide de Teotônio pediu ao prefeito Zenóbio Toscano, através de requerimento aprovado pela Casa Osório de Aquino, a aquisição de gramáticas e dicionários para os alunos (do 5º ao 9º ano) da rede de ensino de Guarabira.
Assessoria/CMG

Vereadora pede verba para blocos do Carnaval de Rua de Guarabira
Avalie esta postagem
Continue lendo

Guarabira

Lei de Michele Paulino estabelece divulgação de lista de pacientes em site da prefeitura

Publicados

em

A vereadora Michele Paulino (MDB) é autora do projeto de lei nº 1.677, aprovado no dia 22 de janeiro de 2019 e publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Município, que dispõe sobre a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município de Guarabira.

O texto aprovado, prevê a divulgação das listas no site oficial da prefeitura, sendo assegurado o direito do sigilo dos dados do paciente, constando apenas o número Cartão Nacional de Saúde com a data da solicitação do exame ou da intervenção cirúrgica.

A lei ainda estabelece que a lista deverá obedecer a ordem cronológica, devendo haver exceção apenas em casos de urgência ou de maior gravidade, atestado por profissional competente ou ainda atendendo a ordem judicial.

De acordo com a vereadora, objetivo da é oferecer maior transparência na relação do município com os pacientes que necessitam da assistência em saúde. Para Michele, com a publicação no site da prefeitura qualquer paciente poderá acompanhar quando será sua vez de realizar o exame ou cirurgia pretendidos.

A lei entrará em vigor num prazo de 90 dias, a partir de sua publicação, e cabe ao Executivo adotar as providências no que se refere à sua regulamentação.

Assessoria/CMG

Lei de Michele Paulino estabelece divulgação de lista de pacientes em site da prefeitura
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas