Saúde
SUS recebe 1.424 novos leitos de UTI em todo o Brasil
O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em relação a 2018, nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida acrescentou 1.424 leitos para viabilizar o atendimento de casos mais graves de crianças e adultos em todo país.
Segundo a pasta, a ação foi responsável por zerar todos os pedidos de habilitação de leitos solicitados pelos estados em 2019, com investimentos de R$ 185,6 milhões. Atualmente, o SUS conta com 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todas as regiões do país.
Dos 1.424 novos leitos, 729 são destinados a pacientes adultos, sendo 687 leitos de UTI e 42 em unidades coronarianas; e 695 voltados para o atendimento de crianças. Esse total está dividido em 142 novos leitos pediátricos, 159 neonatal, 287 em Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e 107 em Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).
No Centro-Oeste, foram habilitados 99 leitos, sendo 56 do tipo adulto, 30 pediátrico, sete neonatal e seis unidades coronarianas. No Nordeste foram 297 leitos, das quais 221 adulto, 34 do tipo pediátrico, 20 neonatal, 10 unidades coronarianas, 47 em UCINCo e 32 em UCINCa. Já para o Norte, a pasta habilitou 190 leitos, sendo 105 do tipo adulto, 35 pediátrico, 24 neonatal, um em unidade coronariana e 20 UCINCo.
Na Região Sudeste foram 300 leitos de UTI, dos quais 184 são leitos adultos, 13 pediátricos, 78 neonatal, 25 coronarianos, 203 UCINCo e 67 UCINCa. Na região Sul foram habilitados 144 UTIs, sendo 121 do tipo adulto, 10 do tipo pediátrico, 13 neonatal, 17 UCINCo e oito UCINCa.
Fonte: Agência Brasil
Saúde
Vereadora defende farmácias básicas em unidades de saúde em três bairros
A Câmara Municipal de Guarabira aprovou, nesta terça-feira (2), três requerimentos de autoria da vereadora Jussara Maria, solicitando da prefeita Léa Toscano a implantação de farmácias básicas nas unidades de saúde dos bairros Assis Chateaubriand, Clóvis Bezerra e Lucas Porpino.
– Solicita da Prefeita Municipal uma farmácia básica para o Posto de Saúde do Bairro Assis Chateaubriand, conforme especifica.
– Solicita da Prefeita Municipal uma farmácia básica para a UBS do Bairro Clovis Bezerra, conforme especifica.
– Solicita da Prefeita Municipal uma farmácia básica para a UBS do Bairro Lucas Porpino, conforme especifica.
A vereadora Jussara gradeceu a aprovação de suas proposituras por unanimidade, disse que as demandas apresentadas são fruto de solicitações da população que chegam ao seu gabinete e defendeu que haja a descentralização da distribuição dos medicamentos.
Ascom/CMG
Saúde
Novos equipamentos do Hemocentro vão dobrar capacidade de armazenamento de plasma
Unidades de João Pessoa e Campina Grande vão receber novos freezers para armazenamento de plasma, o que permite ampliar produção de hemoderivados.
O Hemocentro da Paraíba recebeu novos equipamentos de alta tecnologia para ampliar e qualificar os serviços de hemoterapia prestados na rede estadual de saúde. A entrega foi feita nessa sexta-feira (28).
A iniciativa, idealizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), é resultado de investimentos estratégicos no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), programa do Governo Federal.
O investimento total nos novos equipamentos ultrapassa os R$ 3,2 milhões de reais e vai beneficiar as unidades do Hemocentro de João Pessoa e Campina Grande.
Ao todo, serão 18 freezers e flash freezers – 12 já foram entregues e 6 estão em processo de recebimento. Os novos equipamentos permitirão dobrar a capacidade de armazenamento de plasma do Hemocentro, ampliando a produção de hemoderivados (medicamentos produzidos a partir do plasma) com mais eficiência e segurança.
Em todo o Brasil, a Hemorrede, que já entregou cerca de 240 mil litros de plasma para Hemobrás, ampliará a capacidade de entrega significativamente, com estimativa inicial de aumento de pelo menos 30%.
Garantir a disponibilidade de plasma à Hemobrás é assegurar que medicamentos estratégicos, como Fatores 8 e 9 da coagulação¸ albumina e imunoglobulina, por exemplo, sejam produzidos nacionalmente, reduzindo a dependência de importações e consolidando a soberania sanitária do SUS.
Portal Correio
Saúde
Hospital Santa Isabel, em João Pessoa, passa a oferecer exame de urodinâmica
Exame é fundamental para o diagnóstico do mal funcionamento da bexiga, tanto em homens quanto em mulheres.
O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) passa a oferecer, a partir deste mês, mais um importante serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do estudo urodinâmico, um exame fundamental para o diagnóstico do mal funcionamento da bexiga, tanto em homens quanto em mulheres.
O serviço, que será entregue no próximo dia 29, é inédito na Rede Municipal de Saúde.
De acordo com o médico urologista Rafael Rebouças, que coordena o Serviço de Urologia do Hospital Santa Isabel, o estudo urodinâmico é muito importante para pacientes com aumento da próstata, mulheres e homens com incontinência urinária e pacientes com doenças neurológicas da bexiga.
“É uma gama de pacientes que vão se beneficiar com o estudo urodinâmico, que hoje é muito difícil de conseguir na rede pública. Agora, o Hospital Santa Isabel vai expandir esse atendimento, favorecendo os pacientes que têm patologias prostáticas ou vesicais”, destacou.
A diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão, comemorou a implantação do novo serviço, destacando sua importância para a parte urológica do homem e da mulher. “Nós vamos ofertar o serviço para os homens e as mulheres. Em relação às mulheres, esse exame é necessário em algumas patologias femininas”, explicou.
Ela ressaltou também que o Hospital Santa Isabel, com a oferta do estudo urodinâmico, aumenta o acesso da população ao exame, que atualmente atende a uma quantidade restrita de pacientes do SUS.
“Nós ficamos felizes em saber que estamos oferecendo mais um serviço para os pacientes do SUS, que estamos proporcionando ao paciente que está precisando do exame fazer de forma mais rápida, com a inauguração desse novo serviço. Na prática, estamos aumentando a possibilidade do paciente ter acesso a esse exame na Capital pelo SUS”, declarou.
Portal Correio
-
Policial4 dias atrásPolícia Militar recupera veículo roubado e prende cinco homens armados em Marcação
-
Guarabira2 dias atrásPresente para a cidade: árvore de Natal gigante e letreiro chegam a Guarabira
-
Cinema1 dia atrásPerfeitos Desconhecidos e Entre Nós – Uma Dose Extra de Amor estão no CINEMAXXI
-
Saúde5 dias atrásVereadora defende farmácias básicas em unidades de saúde em três bairros
-
Cidades5 dias atrásVereador solicita construção de abrigos para mototaxistas em quatro praças de Guarabira
-
Guarabira5 dias atrásProjeto de Vereador isenta portadores de câncer do pagamento de IPTU e outras taxas






