Conecte-se conosco

Cidades

MPPB e MPF realizam verificação in loco sobre caso de crianças vacinadas com doses de adultos em Lucena

Publicados

em

Fotos: Assessoria

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público Federal (MPF) estiveram no município de Lucena, para colher mais informações sobre o caso de crianças entre cinco e 11 anos vacinadas com doses de adultos. 

A chegada das representantes, aconteceu nesta terça-feira (18/01), e inicialmente, foi realizada reunião com as secretarias de Saúde do Município de Lucena e do Estado e, posteriormente, com mães de 20 crianças vacinadas dos assentamentos de Outeiro de Miranda e Estiva do Geraldo e nas respectivas unidades básicas de saúde. 

Anúncio


As reuniões foram realizadas pela procuradora da República (MPF), Janaína Andrade de Sousa, e pela promotora de Justiça (MPPB), Fabiana Maria Lobo da Silva, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Saúde. De acordo com dados colhidos, foram vacinadas 49 crianças, das quais 13 com imunizante dentro do prazo de validade e 36 com imunizantes vencidos. Ficou definido que haverá um acompanhamento médico de cada criança durante 30 dias.

As representantes do MPPB e do MPF conversaram com mães de 20 crianças que tomaram doses de adultos. Também foram colhidos os dados dessas mães e dos respectivos filhos bem como feito o registro fotográfico das carteiras de vacinação das crianças. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde informaram às mães as medidas que estão sendo adotadas para o acompanhamento das crianças e explicaram como ficará o esquema vacinal delas. 

Depoimentos

Além das reuniões, os MPs estão realizando oitivas de agentes envolvidos no caso. Nessa segunda-feira (17/01), à tarde, foram ouvidos pela procuradora Janaína Andrade e pela promotora Fabiana Lobo o prefeito de Lucena, Leomax da Costa Bandeira; a diretora de Imunização de Lucena, Karine Rocha Bezerra Carvalho; e a enfermeira, Maria da Penha Barbosa de Souza, que trabalhou na UBS-5 (Estiva do Geraldo).

Antes deles, já tinham sido ouvidos a técnica de enfermagem que aplicou a vacina de adultos em crianças; a agente comunitária de saúde que fazia a anotação das informações sobre os vacinados e uma mãe.

Próximos passos

Nesta quarta-feira (19/01), estão previstos novos depoimentos. Serão ouvidos o ex-secretário de Saúde de Lucena, a subsecretária e a mãe de uma criança vacinada na UBS-5. O MPF vai solicitar à Secretaria de Estado da Saúde relatórios sobre as diligências realizadas, sobre as vacinas que serão descartadas e a relação das crianças que tomaram a vacina.

Assessoria / MPPB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Câmara de Guarabira estreia programa institucional

Publicados

em

Teve início nesta terça-feira (18), às 11h, o “Ação Parlamentar”, um programa institucional da Câmara Municipal de Guarabira com foco na divulgação das ações e projetos realizados pelos vereadores, visando proporcionar transparência e proximidade entre o Poder Legislativo e os guarabirenses.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, vereador Júnior Ferreira (União Brasil), o principal objetivo do programa é tornar as atividades legislativas mais acessíveis à população através deste espaço na Rádio Constelação FM 92.1.

Anúncio


“Este programa de rádio vai garantir que a população tenha conhecimento das ações dos vereadores, propostas discutidas nas sessões e pautas que são debatidas”, explicou JF.

Além disso, o programa pretende destacar temas importantes para a cidade e buscar a participação ativa da população. Todos os vereadores serão convidados para falar diretamente com a população sobre suas ações, projetos de lei e outras iniciativas importantes.

O programa irá ao ar todas as terças-feiras, das 11h às 12h, durante horário de pico, alcançando uma maior audiência.

“Com a estreia do programa, a casa legislativa se aproxima ainda mais da população, garantindo maior visibilidade ao trabalho dos vereadores e promovendo uma política de transparência e diálogo”, concluiu JF.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Caminhão “Amigo do Peito” realiza mamografias no Complexo de Saúde

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma importante ação de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante esta segunda (17) e terça-feira (18), o Complexo de Saúde Dr. Geraldo Camilo recebe o “Caminhão Amigo do Peito”, que estará realizando mais de 200 mamografias.

As beneficiadas por essa ação são pacientes que estavam na fila de espera, aguardando há muito tempo para a realização do exame. A secretária de Saúde, Daisy Campos, destacou a relevância do exame para a saúde da mulher. “A mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de tratamento e cura. Com essa ação, estamos reduzindo a fila de espera e garantindo que mais mulheres tenham acesso a esse exame essencial”, afirmou Daisy. 

Anúncio


Para as mulheres que desejam realizar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, solicitar o encaminhamento médico e, em seguida, fazer a marcação no setor de Regulação e Marcação, localizado no Complexo de Saúde.

A Prefeitura de Guarabira segue investindo em ações que promovem saúde e qualidade de vida para a população, reforçando o compromisso com a prevenção e cuidado das mulheres guarabirenses.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Concurso é suspenso em Alagoa Grande após TCE-PB apontar falhas em certame

Publicados

em

Um concurso público que oferecia vagas para diversos cargos na Prefeitura de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, foi suspenso. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (17), pela Comissão Permanente de Concursos  (CPCON), realizadora do certame.

A suspensão, por tempo indeterminado, se deve a uma medida que deriva da tramitação, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, de Inspeção Especial de Gestão de Pessoal, Processo nº 00508/2025, que apura inconsistências legais relacionadas ao Concurso Público.

Anúncio


A empresa informou que a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande já apresentou defesa aos autos e está aguardando decisão da Corte de Contas para dar prosseguimento ao certame.

“O ressarcimento será feito em lotes e não ocorrerá de forma automática, devendo o candidato preencher corretamente os dados e ficar atento a qualquer comunicação feita em seu endereço de e-mail através de alguma das contas de endereços eletrônicos da Comissão Permanente de Concursos ou da Universidade Estadual da Paraíba”, diz trecho da nota.

Posterior comunicação será amplamente divulgada no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e da Comissão Permanente de Concursos, além de compartilhada a todos os candidatos inscritos no certame via e-mail.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas